Quem sou eu

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil

15/01/2008

DROGAS E A PSEUDOTRANSCENDÊNCIA


A questão da transcendência:


Está na raiz do ser humano a busca da transcendência e a maior das experiências na busca da transcendência é a droga, como droga pode ser a religião, a arte, o cinema.

A droga (química) permite uma viagem fantástica, se rompe todos os limites, dá um sentimento de onipotência e você voa... O problema da droga, não é a viagem, é a volta da viagem, pois você não agüenta mais o cotidiano: que é imanência, que é gris, que é chato, que tem que trabalhar, levantar, seguir horários, tem que pagar contas... É muito melhor viajar.

O critério para saber se a transcendência é boa, potencia o ser humano ou diminui, é perguntar em que medida esta experiência te ajuda a enriquecer o cotidiano, assumir o cotidiano, se representa fuga do cotidiano, álibi para o cotidiano, se é um endeusamento, uma fetichização da realidade ou um encontro com a realidade que alarga as dimensões do teu coração, te dando uma experiência mais profunda do Ser, o você depois dessa experiência sai mais empobrecido, frustrado e volta ao cotidiano sem energia pra enfrentá-lo com grandeza, porque o cotidiano, porque nós não habitamos só poeticamente o mundo, habitamos prosaicamente mundo, assim como ele deve ser levado avante.

As pseudo (falsa) transcendências, elas exploram esta dimensão do ser humano, mas não lhe dão a experiência de uma plenitude duradoura.

A droga, não é a droga que faz a experiência da viagem, é a química. Outra coisa é uma viagem feita através de um trabalho de busca da sua identidade, um caminho espiritual mais longo, onde você conquista passo a passo os demônios que estão dentro de você, não os recalca, nem corta os chifres deles, mas os domestica, canaliza a energia poderosa deles para o teu crescimento, pra você Ter mais uma experiência global da realidade, permitindo que a luz ilumine as trevas, que a tua parte sã cure a parte doentia, então esta experiência de transcendência é fecunda.

... Somos como uma árvore, fundados no chão, que nos dá forças para enfrentar tempestades, mas também somos como a copa, que dialoga com o universo, com as energias cósmicas, com os ventos, com as chuvas, com o sol, sintetizamos tudo isso, transformamos em vida, a nossa abertura e se não mantemos a abertura, o tronco estiola, as raízes secam e a seiva não existe, morremos, então a dialética, é mantermos enraizamento e abertura; imanência, mas aberto à transcendência.


(Leonardo Boff – trecho de uma palestra presente no livro deste autor: TEMPO DE TRANSCENDÊNCIA, livro FANTÁSTICO, o qual recomendo a leitura!)


Com relação às drogas químicas, incluo o álcool, o que tenho observado no decorrer de minha vida, seja por visão direta e por relatos é que a esmagadora maioria dos dependentes, além de fazerem uma viagem artificial, onde podem no máximo alcançar o prazer (jamais a felicidade, pois esta jamais está onde imperara a artificialidade) e por tempo limitado, pois depois a ingestão de drogas deixa de ser apenas a busca do prazer e pseudotranscendência e passa a Ter o papel de unicamente tentar anestesiar a dor, o que testemunhei até aqui, é que necessariamente o dependente fere a si e em igual ou maior intensidade fere aos que lhe convivem, de forma emocional e/ou fisicamente, além de prejudicar o meio em que estão inseridos.

Penso que cada indivíduo tem o direito de fazer o que bem entender com a sua vida, é de lei, mas ele perde completamente este direito a partir do momento que ele prejudica de forma grave a outros indivíduos e ao meio no qual está inserido.

Droga é a pior droga que o indivíduo pode fazer com sua própria vida e de todos que tem de suportar a presença do mesmo ou sofrer com suas ações.

(Susie Sun)

By Susie Sun - Photoshop Work & Photos


Scan Online:

Real Time Virus Repporting:

Virus Info:

Virus Map:

ZEITGEIST : ACORDE!

ver em tela ampliada clike no quadrado no menu abaixo do filme ou no google: Link : ZEITGEIST LEGENDADO Para quem está percebendo que o sistema como se encontra não é mais adequado e para os que desejam despertar ou estão despertando, este filme é uma excelente luz inicial para uma diferente direção (LEGENDADO EM PORTUGUÊS).

Buddha Bar - Rumi Poem by Deepak Chopra and Demi Moore

Fractal Soul (Susie Sun) - Voice by Bruce A. Mc Mahon

MINHA ALMA FRACTAL - Susie Sun

UNIVERSOS PARALELOS - Emocionante filme científico - BBC

ZEITGEIST


Filme Imperdível! Básico pra quem se considera "pensante" e está insatisfeito com a posição de simples gado, tem solução sim!(legendado em Porutuguês)



Endereço do site (na entrada, no menu inferior você pode escolher o idioma que deseja ler). Clique no link abaixo ou copie na barra de seu navegador:
http://www.thezeitgeistmovement.com/

.

Às portas de uma nova percepção - O PONTO DE MUTAÇÃO

VERDADE, ILUSÃO OU MENTIRA ?


A Desert Rose

Desert Roses

Desert Roses
http://www.youtube.com/watch?v=WVuY9u-G26k